Início do Curso de Projetos de Jogos na COPPE/Sistemas

Essa quarta-feira dia 22 de junho foi iniciada mais uma edição do curso de Projeto de Jogos na COPPE/Sistemas.

A primeira aula contou com 13 alunos. Após uma atividade de aquecimento, fiz uma introdução ao curso e ao conceito de jogos.

A leitura recomendada para primeira aula é o primeiro capítulo do livro Homo Ludens, de Johan Huizinga.  Além disso, até a terceira aula os alunos devem ler o livro A Theory of Fun for Game Design, de Raph Koster.
Se você tiver interesse em participar de alguma aula como ouvinte, contate-me diretamente ou via esse blog.

A Atividade de Aquecimento:

Cada aluno teve que se apresentar e depois contar duas verdades e uma mentira sobre si. Os outros alunos deviam identificar qual a mentira. Dois alunos conseguiram enganar todos os outros e um aluno conseguiu identificar 8 mentiras, sendo que os melhores segundo lugares identificaram só 5.

A Definição de Jogo:

Para possibilitar limitar o escopo da pesquisa em jogos, adotamos a seguinte definição de jogo:

Jogos são atividades sociais e culturais voluntárias, significativas, fortemente absorventes, não-produtivas, que se utilizam de um mundo abstrato, com efeitos negociados no mundo real, e cujo resultado final é incerto, onde um ou mais jogadores modificam interativamente e de forma quantificável o estado de um sistema artificial, possivelmente em busca de objetivos conflitantes, por meio de decisões e ações, sendo todo o processo regulado, orientado e limitado, por regras aceitas, e obtendo, com isso, uma recompensa psicológica, normalmente na forma de diversão, entretenimento, ou sensação de vitória sobre um adversário ou desafio.