Seminário LUDES/LINE de Desenvolvimento de Software

Nessa terça-feira dia 6/6 será realizado na sala CT-H322Seminário LUDES/LINE de Desenvolvimento de Software.

O objetivo desse seminário é apresentar aos participantes desses dois laboratório e a outras pessoas interessadas técnicas de desenvolvimento de software que devem ser aplicadas as dissertações e teses, além da vida profissional, de forma a garantir que o produto de seu trabalho possa ser utilizado por outros.

Nesse seminário teremos palestras convidadas tratando de Git, Docker, Integração e Entrega Contínua e SOLR.

A agenda prevista é a seguinte:

Início Fim Título Palestrante
9:00 9:15 Recepção
9:15 9:30 Conhecendo o LUDES Geraldo Xexéo
9:15 9:45 Conhecendo o LINE Geraldo Xexéo
10:00 12:00 Desenvolvimento de software com Git Leonardo Greta Paulino Murta
12:00 13:30 Intervalo para o almoço
13:30 14:30 Introdução ao Docker Thalles Rodrigues
14:30 15:30 Word embeddings: introdução, motivação e exemplos Felipe Almeida
15:30 15:45 Intervalo
15:45 16:30 Ferramentas de Produtividade Geraldo Xexéo

Sobre a palestra Desenvolvimento de Software com GIT

Resumo: O sistema de controle de versões Git tem se tornado o padrão de fato para desenvolvimento de software em equipes. Esse sistema permite que pessoas colaborem programando concomitantemente. Além disso, ele armazena o histórico de mudanças sofridas pelo programa. Nesta palestra veremos aspectos teóricos e práticos desse sistema. Iniciaremos com uma discussão sobre os tipos existentes de versão e as situações onde cada tipo de versão é aplicável. Em seguida, veremos um pouco da história de sistemas de controle de versão e estudaremos os mecanismos usados por esses sistemas. Nesse momento, será possível diferenciar os sistemas centralizados, como CVS e Subversion, dos sistemas distribuídos, como Mercurial e Git. Por fim, mostraremos como o Git funciona e discutiremos o seu uso em tarefas do dia a dia dos programadores.

Bio: Leonardo Gresta Paulino Murta é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor (2006) e Mestre (2002) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, e Bacharel (1999) em Informática pelo IM/UFRJ. Além disso, é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq desde 2009 e Jovem Cientista da FAPERJ desde 2012. Já publicou mais de 150 artigos em periódicos e congressos, tendo ganho diversos prêmios, dentre eles o ACM SigSoft Distinguished Paper Award, no ASE 2006, e o prêmio de melhor artigo do SBES nas edições de 2009, 2014 e 2016. Ele foi membro do comitê de programa do ICSE 2014, coordenador do comitê de programa do SBES 2015 e editor associado do JBCS desde 2013 e do JSERD desde 2016. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Seus principais campos de atuação são Gerência de Configuração, Evolução de Software, Arquitetura de Software e Proveniência. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ic.uff.br/~leomurta.

Sobre a palestra Word embeddings: introdução, motivação e exemplos

Resumo: Nesta palestra, será apresentada uma introdução ao tema “Word Embeddings”, assim como um pouco da história e motivação de desenvolvimento deste modelo. Além disso, exemplos e implementações (como o Word2Vec) serão mostrados e discutidos.

Bio: Felipe Almeida é engenheiro de software e estudante de mestrado, trabalhando com Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural.

Como Chegar

A Sala CT-H322 fica em frente ao elevador principal, no terceiro andar do Bloco H do Centro de Tecnologia da UFRJ