“Desaparecidos”, um jogo de aventura do Ludes

O “Desaparecidos” é um jogo de aventura baseado no processo de prestação do serviço de descoberta de pessoas desaparecidas prestado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Sendo um jogo sério, de gênero “jogos com propósito”, o “Desaparecidos” foi pensado com o intuito de fazer com que o cidadão do Rio de Janeiro (e demais cidades do Estado) possam vivenciar o serviço de descoberta de paradeiro, e desta maneira, obterem informações e se conscientizarem, sobre particularidades, dificuldades e pormenores do serviço, aprendendo sobre como o mesmo é prestado. Também foi pensada para este jogo, a transmissão das características mais marcantes (valores) do serviço de descoberta de paradeiros, como respeito, empatia, verdade e diálogo, por meio de interações entre os personagens.

No jogo, você começa na pele da Dona Maria, uma cidadã brasileira, de origem humilde, que necessita do serviço. O primeiro desafio é conseguir ser atendido pela repartição pública, como qualquer serviço público. Depois disso, há uma inversão de papeis, o jogador passa a ser o policial de plantão, e a Dona Maria passa a ser apenas um personagem interagível, que precisa executar os passos corretos para que o serviço seja prestado. Existem duas narrativas a serem seguidas no jogo, a qual é gerada de forma aleatória para o jogado, caso de desaparecimento infantil e um caso de tentativa de aproveitamento do serviço público. Nos dois casos, o jogador precisa encontrar a solução correta para os casos. Entretanto, existem dois agravantes. No primeiro, o jogador tem um tempo limite para chegar ao final do caso. Já no segundo, a personagem Dona Maria, possui uma barra de paciência, a qual diminui em períodos de tempo, gerando uma reclamação da mesma sobre o serviço.


Tela principal do jogo
O jogo possio personagens, objetos e itens que interagem com o jogador e, em geral, auxiliam o jogador na execução correto do serviço público.
Tente chegar ao final corretos dos casos, antes que seu tempo acabe ou que Dona Maria perca a paciência com você.

Ao Trabalho!

Você pode jogar o jogo diretamente na Web, ou baixar uma versão para Android.