Tadeu Classe orienta oficina de criação de jogos com propósito

No dia 24 de outubro de 2017 aconteceu na UNIRIO “Um dia de Jogos” como uma das atrações deste ano na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Um dia todo dedicado ao jogos e entretenimento digital, tendo foco, palestras, oficinas e muito bate-papo sobre o tema, para atrais futuros “game designers” do Rio de Janeiro.

Um dos eventos foi a Oficina de Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio, ministrada pelo Doutorando Tadeu Classe (CIBEDEM – PPGI/UNIRIO e LUDES – COPPE/UFRJ) em conjunto com o aluno de Sistemas de Informação Luis Filipe Oliveira (Bacharelado, SI/UNIRIO). O evento contou com uma grande quantidade de alunos do curso de Sistemas de Informação da UNIRIO, e interessados de outras instituições do Rio de Janeiro e Juiz de Fora.

A oficina se dividiu em dois momentos. O primeiro teve início pela proposta inusitada de Tadeu de “vamos jogar?”, no qual foram jogados os jogos “Papers Please” e “Desaparecidos”, ambos levando o jogador a pensar sobre um processo específico. Após este momento, os participantes foram convidados a refletir sobre como jogos poderiam ser úteis para representar processos reais do seu dia-a-dia. Com isso, foram apresentados temas como, o que são os jogos digitais, o projeto de jogos digitais e seus principais pilares. Além disso, modelos de processos de negócio foram explicados para os participantes. E ao final, os participantes foram convidados a realizarem um processo de mapeamento dos elementos do processo de Matrícula de Disciplina Isolada da UNIRIO, para elementos de jogos digitais de aventura.

A turma prestando atenção
    Tadeu Classe ensinando... com classe!
    A turma atenta.
    Tadeu e sua classe
    Mais uma vez, professor e turma

A segunda etapa, foi realizada pelo Luis tendo como inspiração o processo de matrícula, o palestrante ensinou na oficina como fazer uma pequena fase de um jogo plataforma usando a engine Unity. O joguinho consistia em coletar os documentos necessários para a matrícula, que estavam espalhados pela fase e entregar para o responsável na secretaria.

Cenas do Jogo Criado

Os participantes refletiram terem aproveitado as novas ideias da oficina, demonstrando interesse pelo tema e curiosidade.