Você sabe o que é um Alternate Reality Game?

Um dos trabalhos apresentados pelo LUDES no SBGames 2017 foi um short-paper, Alternate Reality Games: Breve Revisão, que faz um breve descrição deste gênero de jogo. O trabalho foi apresentado em pôster por um dos autores, Airine Carmo.

O paper apresenta as principais características deste gênero de jogo, também conhecidos como ARG ou Jogos de Realidade Alternativa. Estes jogos possuem uma forma de narrativa na qual a realidade e o jogo se confundem, envolvendo elementos da realidade e ficção.

Os primeiros jogos do gênero nasceram em 2000 e desde então o número de jogos deste gênero está crescendo. Dentre as várias aplicações, se destacam os ARGS comerciais para promover filmes e jogos, entretanto há outros subgêneros. Vale citar também que a utilização destes jogos nas áreas de saúde, para tratar doenças como depressão, e na educação, auxiliando na motivação dos alunos, possuem resultados positivos.

O artigo apresenta o enorme potencial que estes jogos possuem para entreter, ensinar, ajudar e engajar pessoas ao mesclar a realidade e ficção.

Também está disponível o poster do artigo.