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DEFINIÇÃO
Jogos são atividades sociais e culturais voluntárias, significativas, fortemente absorventes, não-produtivas, que se utilizam de um mundo abstrato, com efeitos negociados no mundo real, e cujo desenvolvimento e resultado final é incerto, onde um ou mais jogadores, ou equipes de jogadores, modificam interativamente e de forma quantificável o estado de um sistema artificial, possivelmente em busca de objetivos conflitantes, por meio de decisões e ações, algumas com a capacidade de atrapalhar o adversário, sendo todo o processo regulado, orientado e limitado, por regras aceitas, e obtendo, com isso, uma recompensa psicológica, normalmente na forma de diversão, entretenimento, ou sensação de vitória sobre um adversário ou desafio.
LINHAS DE PESQUISA
A partir da definição apresentada acima, escolhemos o caminho de estudar:
1. Como produzir jogos e jogos digitais. Não existe uma técnica aceita para produzir jogos e jogos digitais. A multidisciplinaridade é o maior desafio para criar algo que mistura design de jogos, mecânicas de jogos, programação, arte e narrativa. Buscar caminhos para melhorar ou sistematizar o desenvolvimento é um dos objetivos desse laboratório.
2. Como produzir jogos com propósitoJogos com propósito trazem o desafio adicional de ter algum efeito no mundo real. Como garantir esse efeito e ao mesmo tempo manter o jogo divertido o o objetivo dessa linha de pesquisa. Vários tipos de jogos com propósito também trazem desafios diferenciados.
a. Jogos Sérios ou Jogos com Propósito“Jogos sérios” é uma denominação geral usada para jogos que tem alguma finalidade “séria” no mundo real, algo além do entretenimento. Apesar de ser um nome aceito na acadêmica e no mercado, “Serious Games”, consideramos que esse nome é uma contradição e preferimos usar outros nomes, como “Jogos com Propósito”. Nessa linha de pesquisa investigamos como jogos podem ser usados para causar mudanças no mundo real, normalmente ligadas a uma mudança “positiva” de comportamento, aprendizado ou aquisição de alguma informação, conhecimento ou habilidade.
b. Jogos Educacionais e de TreinamentoNessa linha investigamos como desenvolver jogos específicos para educar ou treinar crianças e adultos. Nesse caso, normalmente o jogo permite a aquisição e exercício de um conhecimento específica, melhorando a capacidade, a habilidade e a atitude em relação um assunto.
c. Jogos de Negócio e EmpresariaisNessa linha investigamos a aplicação de jogos em situações de treinamento ou execução em empresas. A maior parte da literatura é relacionada com jogos de treinamento que visam treinar ou chamar a atenção dos jogadores para partes específicas do negócio, porém também existem jogos criados para realizar algumas atividades, com características típicas de dinâmicas de reunião.
d. Jogos de GovernoNessa linha buscamos a aplicação de conceitos de jogos com propósito a situações de governo. Nesse caso os objetivos passam a ser mais subjetivos, como a melhoria de um certo serviço, do que objetivos, como o aumento de lucro. Também estão incluídos jogos que envolvem governo e cidadãos, como divulgação de serviço, aumento da percepção de ações do governo, e conscientização do cidadão.
e. Jogos de ConscientizaçãoBuscam conscientizar as pessoas sobre assuntos específicos, principalmente em relação a cidadania e questões mundiais, como aquecimento global.
f. Jogos que Passam ValoresBuscam incentivar valores morais e éticos nas pessoas, por meio de situações que questionam esses valores, situações limites e situações exemplo.
g. Jogos de NotíciasBuscam chamar a atenção para alguma notícia, explicando, por exemplo, como funciona certa organização ou evento que é parte da notícia.
3. Como aplicar os conceitos de jogos em outras atividades na vida realChamada de Gamificação ou Ludelização, essa técnica permite que conceitos de jogos deixem atividades reais mais divertidas, aumentando a motivação.
a. Gamificação de ProcessosComo aplicar técnicas de jogos para aumentar a motivação em processos de negócio ou governamentais.
b. Gamificação de AprendizadoComo aplicar técnicas de jogos e aumentar a motivação de alunos.
2. Como produzir jogos com propósitoJogos com propósito trazem o desafio adicional de ter algum efeito no mundo real. Como garantir esse efeito e ao mesmo tempo manter o jogo divertido o o objetivo dessa linha de pesquisa. Vários tipos de jogos com propósito também trazem desafios diferenciados.
a. Jogos Sérios ou Jogos com Propósito“Jogos sérios” é uma denominação geral usada para jogos que tem alguma finalidade “séria” no mundo real, algo além do entretenimento. Apesar de ser um nome aceito na acadêmica e no mercado, “Serious Games”, consideramos que esse nome é uma contradição e preferimos usar outros nomes, como “Jogos com Propósito”. Nessa linha de pesquisa investigamos como jogos podem ser usados para causar mudanças no mundo real, normalmente ligadas a uma mudança “positiva” de comportamento, aprendizado ou aquisição de alguma informação, conhecimento ou habilidade.
b. Jogos Educacionais e de TreinamentoNessa linha investigamos como desenvolver jogos específicos para educar ou treinar crianças e adultos. Nesse caso, normalmente o jogo permite a aquisição e exercício de um conhecimento específica, melhorando a capacidade, a habilidade e a atitude em relação um assunto.
c. Jogos de Negócio e EmpresariaisNessa linha investigamos a aplicação de jogos em situações de treinamento ou execução em empresas. A maior parte da literatura é relacionada com jogos de treinamento que visam treinar ou chamar a atenção dos jogadores para partes específicas do negócio, porém também existem jogos criados para realizar algumas atividades, com características típicas de dinâmicas de reunião.
d. Jogos de GovernoNessa linha buscamos a aplicação de conceitos de jogos com propósito a situações de governo. Nesse caso os objetivos passam a ser mais subjetivos, como a melhoria de um certo serviço, do que objetivos, como o aumento de lucro. Também estão incluídos jogos que envolvem governo e cidadãos, como divulgação de serviço, aumento da percepção de ações do governo, e conscientização do cidadão.
e. Jogos de ConscientizaçãoBuscam conscientizar as pessoas sobre assuntos específicos, principalmente em relação a cidadania e questões mundiais, como aquecimento global.
f. Jogos que Passam ValoresBuscam incentivar valores morais e éticos nas pessoas, por meio de situações que questionam esses valores, situações limites e situações exemplo.
g. Jogos de NotíciasBuscam chamar a atenção para alguma notícia, explicando, por exemplo, como funciona certa organização ou evento que é parte da notícia.
3. Como aplicar os conceitos de jogos em outras atividades na vida realChamada de Gamificação ou Ludelização, essa técnica permite que conceitos de jogos deixem atividades reais mais divertidas, aumentando a motivação.
a. Gamificação de ProcessosComo aplicar técnicas de jogos para aumentar a motivação em processos de negócio ou governamentais.
b. Gamificação de AprendizadoComo aplicar técnicas de jogos e aumentar a motivação de alunos.
TESES DE DOUTORADO EM ANDAMENTO
Avaliação Automática da Qualidade/Estética de Jogos, por Eduardo Mangeli. O objetivo dessa tese é desenvolver mecanismos automáticos de avaliação de qualidade de jogos, baseados em modelagem matemática de questões estéticas, considerando o modelo MDA.
SEJA – Uma Metodologia para o Ensino de Pensamento Computacional Infantil, por Rafael Studart Monclar.
Fluxo em jogos (tema), por Farmy Silva.
Predição de resultados de jogos em LoL (tema), por Lincoln Costa.
Balanceamento de jogos em LoL (tema), por Marcus Parreiras.
Dissertações de Mestrado (em andamento)
Aluno | Tema |
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Caio Azeredo | Play your Protocol - Método para geração de jogos educacionais para Medicina |
Daniel dos Santos | IA para jogar Koi-Koi |
Eduardo Valle | Previsão de resultados em DOTA 2 |
Luan | A definir, ligado a Medicina |