Aprendi esse jogo com crianças que aprenderam com outras crianças argentinas em um encontro sul americano de um movimento jovem judaico.
Regras de Câmbio
- Preparação
- Usam-se dois baralhos, mais os coringas (2, 4 ou 6)
- Cada jogador recebe quatro cartas fechadas
- Ele deve colocar as 4 cartas na sua frente, sem ver
- As cartas ficam 2 a frente e 2 atrás, formando um retângulo (2×2)
- As outras cartas formam um monte no centro
- Antes de começar o jogo cada jogador pode ver as duas cartas na sua frente, e apenas essas duas.
- Deve manter as cartas escondidas de seu adversário
- Ele não fica sabendo quais são as outras duas cartas (mais perto do centro da mesa).
- Regras Gerais
- Os jogadores jogam um de cada vez, roda no sentido horário
- O objetivo do jogo é ter menos pontos na sua frente ao final da partida,
- As cartas valem
- Coringões: zero pontos
- K vermelho: -1 ponto
- A: 1 ponto
- Pontos: o valor
- K preto: 20 pontos
- Q, J: 10 pontos
- Cartas não devem mudar de lugar, a não ser quando trocadas. A posição é referência para todos os jogadores.
- A Rodada
- Na sua vez, o jogador pode escolher
- Pegar uma carta olha do monte e decidir:
- Jogar a carta direto na mesa, com efeito
- 7, 8: o jogador pode olhar uma carta sua
- 9,10: o jogador pode olhar uma carta de um adversário
- J,Q: o jogador pode trocar, sem olhar, uma carta sua por uma de um adversário
- K preto: o jogador pode olhar uma carta sua, uma do adversário e trocar se quiser
- O jogador não pode usar o efeito com uma carta que veio de uma das suas 4 cartas
- Trocar com uma carta sua, sem efeito
- O jogador troca a carta do monte por uma carta sua e joga a carta que acabou de trocar no meio da mesa, no monte de descarte
- O jogador não pode ver (espiar) a carta que vai pegar (tem que se lembrar ou tentar a sorte)
- Nesse caso, ele continua com a mesma quantidade de cartas na mesa, mas agora ele pode saber que carta tem na posição ou, já sabendo, ter trocado por uma carta de número menor
- O jogador troca a carta do monte por uma carta sua e joga a carta que acabou de trocar no meio da mesa, no monte de descarte
- Simplesmente descartar a carta, pois não é útil
- Jogar a carta direto na mesa, com efeito
- Não pegar Trocar a carta de cima do descarte por uma carta sua
- Sim, todos ficam sabendo qual sua carta
- Pegar uma carta olha do monte e decidir:
- Ao final do seu lance, o jogador SEMPRE descarta uma carta e fica com ZERO cartas na mão, e algumas a sua frente
- Quanto um jogador descarta a carta aberta no centro da mesa, outro jogador, ou o mesmo jogador, pode
- Jogar fora uma carta sua do mesmo valor
- Fica com uma carta a menos na mesa
- Jogar fora uma carta de um adversário do mesmo valor, e depois pegar uma carta sua escondida na mesa e passar para a mesma posição do adversário
- Fica com uma carta a menos na mesa
- Dúvidas
- Apenas o primeiro jogador que fizer isso se livra da carta, os outros recolocam sua carta no lugar (a carta mais embaixo indica o primeiro jogador).
- O mesmo jogador que vai baixar a carta pode fazer isso, e terá (sim) a vantagem de poder fazer as duas jogadas com as duas mãos o do jeito que achar melhor
- Se um jogador errar com sua própria carta, deve abandonar essa carta e comprar duas cartas
- Se um jogador errar com a carta do adversário, deve pegar uma carta para si e devolver a do adversário.
- Nesse caso o adversário pode ser prejudicado, regras da casa podem ser usadas para melhorar a situação do adversário
- Jogar fora uma carta sua do mesmo valor
- Na sua vez, o jogador pode escolher
- Fim do Jogo
- Na sua vez, em vez de jogar, o jogador pode dizer CÂMBIO
- Ele não joga
- Todos os jogadores jogam até a vez do jogador de novo
- Ao chegar a sua vez, o jogo acaba e todos jogadores contam os pontos
- Quem tiver menos pontos ganha.
- Em caso de empate, o jogador que pediu câmbio perde.
- Em outro caso, todos que ganharam realmente ganham.
- Na sua vez, em vez de jogar, o jogador pode dizer CÂMBIO
- Obs:
- Ter K vermelhos é melhor do que não ter cartas
- Quando você diz câmbio, outros jogadores ainda podem trocar cartas com você
- Sim, você pode pegar uma carta da mesa, saber que tem uma carta igual e jogar as duas muito rapidamente uma atrás da outra, diminuindo o seu total de cartas na mesa
- Você só pode olhar as duas cartas do início ou em função das regras, você não pode olhar suas cartas para se lembrar quais são.
- Uma mesa de 4 jogadores pode ter essa configuração