Câmbio

Aprendi esse jogo com crianças que aprenderam com outras crianças argentinas em um encontro sul americano de um movimento jovem judaico.

Regras de Câmbio

 

  1. Preparação
    1. Usam-se dois baralhos, mais os coringas (2, 4 ou 6)
    2. Cada jogador recebe quatro cartas fechadas
      1. Ele deve colocar as 4 cartas na sua frente, sem ver
      2. As cartas ficam 2 a frente e 2 atrás, formando um retângulo (2×2)
    3. As outras cartas formam um monte no centro
    4. Antes de começar o jogo cada jogador pode ver as duas cartas na sua frente, e apenas essas duas.
      1. Deve manter as cartas escondidas de seu adversário
    5. Ele não fica sabendo quais são as outras duas cartas (mais perto do centro da mesa).
  2. Regras Gerais
    1. Os jogadores jogam um de cada vez, roda no sentido horário
    2. O objetivo do jogo é ter menos pontos na sua frente ao final da partida,
    3. As cartas valem
      1. Coringões: zero pontos
      2. K vermelho: -1 ponto
      3. A: 1 ponto
      4. Pontos: o valor
      5. K preto: 20 pontos
      6. Q, J: 10 pontos
    4. Cartas não devem mudar de lugar, a não ser quando trocadas. A posição é referência para todos os jogadores.
  3. A Rodada
    1. Na sua vez, o jogador pode escolher
      1. Pegar uma carta olha do monte e decidir:
        1. Jogar a carta direto na mesa, com efeito
          1. 7, 8: o jogador pode olhar uma carta sua
          2. 9,10: o jogador pode olhar uma carta de um adversário
          3. J,Q: o jogador pode trocar, sem olhar, uma carta sua por uma de um adversário
          4. K preto: o jogador pode olhar uma carta sua, uma do adversário e trocar se quiser
          5. O jogador não pode usar o efeito com uma carta que veio de uma das suas 4 cartas
        2. Trocar com uma carta sua, sem efeito
          1. O jogador troca a carta do monte por uma carta sua e joga a carta que acabou de trocar no meio da mesa, no monte de descarte
            1. O jogador não pode ver (espiar) a carta que vai pegar (tem que se lembrar ou tentar a sorte)
            2. Nesse caso, ele continua com a mesma quantidade de cartas na mesa, mas agora ele pode saber que carta tem na posição ou, já sabendo, ter trocado por uma carta de número menor
        3. Simplesmente descartar a carta, pois não é útil
      2. Não pegar Trocar a carta de cima do descarte por uma carta sua
        1. Sim, todos ficam sabendo qual sua carta
    2. Ao final do seu lance, o jogador SEMPRE descarta uma carta e fica com ZERO cartas na mão, e algumas a sua frente
    3. Quanto um jogador descarta a carta aberta no centro da mesa, outro jogador, ou o mesmo jogador, pode
      1. Jogar fora uma carta sua do mesmo valor
        1. Fica com uma carta a menos na mesa
      2. Jogar fora uma carta de um adversário do mesmo valor, e depois pegar uma carta sua escondida na mesa e passar para a mesma posição do adversário
        1. Fica com uma carta a menos na mesa
      3. Dúvidas
        1. Apenas o primeiro jogador que fizer isso se livra da carta, os outros recolocam sua carta no lugar (a carta mais embaixo indica o primeiro jogador).
        2. O mesmo jogador que vai baixar a carta pode fazer isso, e terá (sim) a vantagem de poder fazer as duas jogadas com as duas mãos o do jeito que achar melhor
        3. Se um jogador errar com sua própria carta, deve abandonar essa carta e comprar duas cartas
        4. Se um jogador errar com a carta do adversário, deve pegar uma carta para si e devolver a do adversário.
          1. Nesse caso o adversário pode ser prejudicado, regras da casa podem ser usadas para melhorar a situação do adversário
  4. Fim do Jogo
    1. Na sua vez, em vez de jogar, o jogador pode dizer CÂMBIO
      1. Ele não joga
      2. Todos os jogadores jogam até a vez do jogador de novo
      3. Ao chegar a sua vez, o jogo acaba e todos jogadores contam os pontos
      4. Quem tiver menos pontos ganha.
      5. Em caso de empate, o jogador que pediu câmbio perde.
      6. Em outro caso, todos que ganharam realmente ganham.
  5. Obs:
    1. Ter K vermelhos é melhor do que não ter cartas
    2. Quando você diz câmbio, outros jogadores ainda podem trocar cartas com você
    3. Sim, você pode pegar uma carta da mesa, saber que tem uma carta igual e jogar as duas muito rapidamente uma atrás da outra, diminuindo o seu total de cartas na mesa
    4. Você só pode olhar as duas cartas do início ou em função das regras, você não pode olhar suas cartas para se lembrar quais são.
    5. Uma mesa de 4 jogadores pode ter essa configuração