- Tipo de Jogo: Jogo de Cartas
- Número de Jogadores: vários (3-8, ou mesmo 9)
- Tempo: Várias mãos curtas e muito rápidas, porém o jogo completo demora uma hora ou mais (dependendo do número de pessoas)
- Facilidade: Média
- Usa apostas
História (até agora…)
Esse é um jogo de cartas da família do Pontinho e do Pif Paf. É para vários jogadores jogando cada um por si. Eu aprendi o jogo com minha família, e era muito jogado pela minha bisavó e suas amigas, mas nunca vi ser jogado em outros lugares.
Objetivo
O objetivo imediato do jogo é bater, baixando todas as cartas, ou fazer poucos pontos. A longo prazo o objetivo é bater e fazer com que todos os outros jogadores estourem, fazendo que você seja o último jogador da mesa.
Como Jogar
O jogo é jogado em várias mãos, onde são contados os pontos. Cada vez que um jogador ultrapassa 100 pontos ele estoura e deve pagar (uma aposta pré combinada) para voltar a partida. A partida acaba quando todos os jogadores, menos o que bateu, ultrapassam 100 pontos.
No início do jogo, todos os jogadores pagam para entrar no jogo uma aposta pré-combinada. Ela é a mesma que é paga para voltar ao jogo.
A cada mão, todos os jogadores pagam para entrar na mão uma aposta pré-combinada. Essa aposta é normalmente menor que a aposta do jogo.
Em uma mão, cada jogador deve receber 9 cartas, distribuídas de 3 em 3. O resto das cartas é colocado em uma pilha, com a figura para baixo.
São usados 2 baralhos, o 2 é coringa. Para um jogo mais “violento”, são usados mais 1 ou dois coringas de cada baralho. Algumas pessoas jogam com o coringa sendo uma carta sorteada (puxa-se a primeira carta do baralho e se tem outros 7 coringas daquele valor).
O objetivo da mão é bater, isso é, ficar sem cartas na mão. Para fazer isso, as seguintes jogadas são possíveis:
- Baixar uma sequência de 3 cartas (ou mais) do mesmo naipe. Um coringa pode ser usado, mas não na ponta. O jogo 3,2,5 de paus é válido, mas o jogo 2,7,8 de outros não.
- Normalmente essa sequência é baixada da mesma forma como baixamos sequências no Buraco e no Pontinho, em formato de leque.
- Um coringa pode ser usado na ponta para bater
- Baixar uma trinca, que são três cartas do mesmo número ou figura, mas de naipes diferentes. Sem coringa.
- Normalmente as “trincas” são baixadas lado a lado, com a cor diferente no meio (preta-vermelha-preta ou vermelha-preta-vermelha) de forma que seja possível colocar uma carta sobre as que já foram baixadas.
- Um coringa pode ser usado apenas para bater.
- A carta do naipe que sobrou não pode ser adicionada a trinca.
- Baixar uma carta “sobre” uma carta que esteja em uma trinca já baixada, se for do mesmo número ou naipe.
- A carta do naipe que não está na trinca não tem uso nesse jogo.
- Baixar uma carta que continue uma sequência que já tenha sido baixada.
Essas jogadas podem ser feitas na vez do jogador, todas simultaneamente, mas existem algumas regras que permitem que sejam feitas em outro momento.
É importante notar que o jogador pode baixar em qualquer jogo na mesa, e não apenas no seu jogo. Os jogos não valem ponto para o jogador, apenas se livrar das cartas é importante.
O jogo começa com o primeiro jogador, ele compra uma carta da pilha e decide se vai usá-la e ou não. Apenas o primeiro jogador pode comprar uma segunda carta. Todos os jogadores seguintes podem, na sua vez, comprar uma carta da pilha ou a carta do topo da pilha de descarte.
Até esse momento, o jogo é igual ao Pontinho e semelhante a um Pif-Paf onde se pode baixar jogos.
Atenção para a regra mais interessante desse jogo. A cada carta descartada, todos os jogadores, com prioridade para aqueles mais perto de quem descartou a carta no sentido do jogo, tem o direito de reclamá-la para si. Essa carta, no entando, deve ser usada imediatamente para baixar um jogo. Ao fazer isso, o jogador deve então comprar essa carta, fazer seu jogo e descartar uma nova carta, que também pode servir para qualquer um.
No início, essa regra pode causar alguma confusão. Recomendamos aos jogadores que considerem um tempo hábil para todos que estão antes dele falarem se querem a carta. É importante porém que todos os jogadores estejam atentos, pois se demorarem muito para pedir a carta outro pode pedir em sua vez. O último jogador com direito a pedir (o “pé”) deve esperar bastante.
O interessante é que em algumas partidas o primeiro jogador não consegue jogar a sua segunda carta. Em uma mesa de 8 é comum que os últimos não joguem sua vez, mesmo podendo ter jogado com uma carta descartada.
É importante que ao usar uma carta descartada fora da sua vez o jogador não pode fazer outros jogos, a não ser que bata, isso é, baixe todas as suas cartas.
Outra regra interessante: em qualquer jogada, um jogador pode roubar um coringa da mesa e usá-lo em um jogo seu. Por exemplo, se há um jogo 5,2,7 de paus na mesa, significa que qualquer jogador com um 6 de paus pode, na sua jogada, trocar essa carta pelo coringa e usar imediatamente o coringa em seu jogo (por exemplo, baixando um 7,2,9 de ouros).
Contagem de pontos
Quando um jogador bate faz zero pontos e ganha a posta da mão. Todos os outros jogadores somam seus pontos, contando da seguinte forma:
- Cartas numéricas: valor de face
- Cartas de figura: 10 pontos
- As: 15 pontos
- Coringas (inclusive o 2): 20 pontos
Caso um jogador ultrapasse 100 pontos, ele estourou e deve pagar para voltar ao jogo. O jogador volta com o mesmo número de pontos que o jogador com mais pontos (mais próximo de 100). Isso faz com que ao longo do tempo todos os jogadores vão ficando muito perto de 100 pontos.
Fim do Jogo
Quando todos os jogadores estouraram, menos o que bateu, esse ganha todas as apostas de iniciar e voltar ao jogo.
Algumas estratégias
- Quando tem muitos pontos, não baixe se você ainda fica com pontos na mão para estourar, pois aí está ajudando os adversários.