Vai começar: CPS837 – 2019/2 – Projeto de Jogos

Dia 28 de junho começará mais uma versão do curso de Projeto de Jogos no Programa de Engenharia Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ.

O curso será todas as quintas-feiras de 13:00 às 17:00 na sala H324A.

O curso é no nível doutorado, aceitando alunos de mestrado.

Objetivo:

  Capacitar o aluno a desenvolver e analisar jogos, sejam eles digitais ou não, de modo a obter resultados desejados na área de entretenimento e jogos sérios.

 Ementa:


   Definição de Jogos. Porque jogamos. Elementos do projeto de jogos.  Regras e mecânicas, Narrativa, Estética e Emoções, Modelagem, descrições e simulações.
Introdução a Teoria dos Jogos e Behaviorismo. Jogos Sérios e com Propósito. Modelagem do jogador. Gamificação. Ferramentas de projeto e desenvolvimento.


Metodologia:

  Aulas expositivas, trabalhos práticos, debates, vídeos, apresentações.

Avaliação:

  O aluno será avaliado por seus trabalhos práticos individuais e em grupo, com um modificador por participação.

Bibliografia (inicial):

  • Huizinga, J. (2017). Homo Ludens. O Jogo Como Elemento da Cultura (Edição: 1ª). São Paulo (SP): Perspectiva.
  • Koster, R. (2004). Theory of Fun for Game Design (1st ed.). Paraglyph.
  • Aldrich, C. (2009). The Complete Guide to Simulations and Serious Games: How the Most Valuable Content Will be Created in the Age Beyond Gutenberg to Google (1st ed.). Pfeiffer.
  • McGonigal, J. (2011). Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. Penguin Press HC, The.
  • On the Way to Fun: An Emotion-Based Approach to Successful Game Design: Roberto Dillon: 9781568815824: Amazon.com: Books. (n.d.). Retrieved September 5, 2018, from https://www.amazon.com/Way-Fun-Emotion-Based-Approach-Successful/dp/1568815824
  • Salen, K., & Zimmerman, E. (2003). Rules of Play: Game Design Fundamentals (illustrated edition). The MIT Press.
  • Salen, K., & Zimmerman, E. (2005). The Game Design Reader: A Rules of Play Anthology. The MIT Press.
  • Schell, J. (2008). The Art of Game Design: A book of lenses. Morgan Kaufmann.
  • Lankoski, Petri and Björk, Staffan (editors) Game Research Methods: An Overview. ETC Press, 2015.