12 anos de LUDES

O LUDES faz 12 anos e para comemorar escrevemos um relatório técnico sobre nossas atividades.

A introdução do RT, já traduzida:

O Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (LUDES) é um laboratório de pesquisa liderado por Geraldo Xexéo, que se concentra em Ludologia – o estudo de jogos, ciência dos jogos e engenharia de jogos. Como parte dos Sistemas de Informação, o laboratório tem como objetivo contribuir para o entendimento e desenvolvimento de jogos, investigando vários aspectos como design, estética, processos de desenvolvimento e suas aplicações.

O LUDES percorreu um longo caminho desde seus primeiros trabalhos no campo, com seus dois primeiros artigos sobre jogos publicados há cerca de doze anos [1, 2], e um relatório técnico definitivo lançado há cerca de seis anos [3]. O laboratório agora se tornou uma entidade de pesquisa bem estabelecida, colaborando com pesquisadores e instituições de diversas áreas.

A pesquisa realizada no LUDES abrange uma ampla gama de tópicos no domínio dos jogos e suas conexões interdisciplinares. Algumas das principais realizações e contribuições do laboratório incluem:

• Avançar no entendimento do design e processos de desenvolvimento de jogos, com foco na identificação das melhores práticas e metodologias para criar jogos envolventes e eficazes.

• Investigar o papel das emoções e outros fatores psicológicos nas experiências dos jogadores, o que ajuda os designers a criar jogos mais imersivos e impactantes.

• Examinar o uso de jogos em educação, saúde e outros contextos não voltados para o entretenimento, e avaliar sua eficácia como ferramentas para aprendizagem, mudança de comportamento ou terapia.

• Explorar os aspectos estéticos dos jogos, incluindo design visual, design de som e narrativa, e como esses elementos contribuem para a experiência geral de jogar um jogo.

• Estudar o impacto social e cultural dos jogos, incluindo seu papel na formação de atitudes, valores e comportamentos, tanto dentro quanto fora das comunidades de jogos.

No geral, o trabalho realizado no LUDES é crucial para avançar no entendimento dos jogos e suas potenciais aplicações em diversos campos, contribuindo, em última análise, para o crescimento e desenvolvimento da indústria de jogos como um todo.