Dia 28 de junho começará mais uma versão do curso de Projeto de Jogos no Programa de Engenharia Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ.
O curso será todas as quintas-feiras de 13:00 às 17:00 na sala H324A.
O curso é no nível doutorado, aceitando alunos de mestrado.
Objetivo:
Capacitar o aluno a desenvolver e analisar jogos, sejam eles digitais ou não, de modo a obter resultados desejados na área de entretenimento e jogos sérios.
Ementa:
Definição de Jogos. Porque jogamos. Elementos do projeto de jogos. Regras e mecânicas, Narrativa, Estética e Emoções, Modelagem, descrições e simulações.
Introdução a Teoria dos Jogos e Behaviorismo. Jogos Sérios e com Propósito. Modelagem do jogador. Gamificação. Ferramentas de projeto e desenvolvimento.
Metodologia:
Aulas expositivas, trabalhos práticos, debates, vídeos, apresentações.
Avaliação:
O aluno será avaliado por seus trabalhos práticos individuais e em grupo, com um modificador por participação.
Bibliografia (inicial):
- Huizinga, J. (2017). Homo Ludens. O Jogo Como Elemento da Cultura (Edição: 1ª). São Paulo (SP): Perspectiva.
- Koster, R. (2004). Theory of Fun for Game Design (1st ed.). Paraglyph.
- Aldrich, C. (2009). The Complete Guide to Simulations and Serious Games: How the Most Valuable Content Will be Created in the Age Beyond Gutenberg to Google (1st ed.). Pfeiffer.
- McGonigal, J. (2011). Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. Penguin Press HC, The.
- On the Way to Fun: An Emotion-Based Approach to Successful Game Design: Roberto Dillon: 9781568815824: Amazon.com: Books. (n.d.). Retrieved September 5, 2018, from https://www.amazon.com/Way-
Fun-Emotion-Based-Approach- Successful/dp/1568815824 - Salen, K., & Zimmerman, E. (2003). Rules of Play: Game Design Fundamentals (illustrated edition). The MIT Press.
- Salen, K., & Zimmerman, E. (2005). The Game Design Reader: A Rules of Play Anthology. The MIT Press.
- Schell, J. (2008). The Art of Game Design: A book of lenses. Morgan Kaufmann.
-
Lankoski, Petri and Björk, Staffan (editors) Game Research Methods: An Overview. ETC Press, 2015.