Controlando um robô com o poder da mente

Como comentado nas conclusões do trabalho Approaching Gameplay Reactions with Patterns in Biometric and Visual Data, um dos sensores interessantes para ser testado na área de jogos seria um sensor neural de EEG (Eletroencefalografia). Com a colaboração da área de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Globo, o LUDES conseguiu emprestado um modelo Insight do Emotiv. […]

Jogos, sensores neurais e storytelling

Sabe aqueles filmes em que a gente vê uma galera alto astral reunida em volta de uma mesa cheia de equipamentos com luzes piscantes, conectados a vários computadores e esses a uma mega tela com informação sendo trabalhada colaborativamente? Foi assim que a gente se sentiu essa semana. Aliás, a mega tela para o trabalho […]

Building an Ontology of Boardgame Mechanics based on the BoardGameGeek Database and the MDA Framework – Full Paper no SBGames 2017

Este paper discursa sobre a criação de uma sub-ontologia de domínio de mecânicas de boardgames. Na qual foi utilizado como base a base dade dados da boardgamegeek.com , o maior forum de boargames do mundo, utilizando de uma metodologia que se firma em domínios fortemente baseados em conhecimento comum. E foi utilizado o framework MDA […]

Approaching Gameplay Reactions with Patterns in Biometric and Visual Data – Short Paper no SBGames 2017

Um dos trabalhos apresentados pelo LUDES no SBGames 2017 foi o short-paper Approaching Gameplay Reactions with Patterns in Biometric and Visual Data. O trabalho foi apresentado em pôster por dois dos autores, Horácio França e Igor Bichara. O paper consiste em um experimento de gameplay de um jogo FPS com coleta de dados de frequência […]

Ludes na SNCT (2x)

O LUDES foi convidado para mostrar seu trabalho em dois eventos ligados a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O primeiro deles foi o Dia de Jogos na UNI-Rio,  o segundo a IV Escola Regional de Sistemas de Informação – RJ. Cartaz e Apresentação no Dia de Jogos na UNIRIO A apresentação explica um pouco […]