Jogado e Aprovado: Heka e Guerra das Pepitas

Wagner Santos da Best Games e seu Padawan Joshua apresentaram seus jogos Guerra das Pepitas e Heka para a Turma de Projetos de Jogos fazer um playtest.

Após explicações foram distribuídas uma lente (A Book of Lenses – Jesse Schell) para cada aluno. Teve fila para jogar. Jogamos e fizemos um rápido debriefing, que foi mais elogios aos jogos.

Ambos os jogos foram um sucesso.

Guerra das Pepitas é um jogo de cartas onde os jogadores são mineiros que têm que escavar e minerar minas de ouro, para encontrar pepitas de ouro (representadas por pepitas de acrílico). Fica mais difícil porque eles tem que saber também quando atrapalhar os adversários, quando se cansar para lucrar um pouco (ou muito) a mais e quando descansar. Vários mecanismos interessante compõe o jogo, como a compra opções de cartas de bônus, e características de personagens diferentes para cada jogador. É um jogo em fase final de produção e foram feitos muitos comentários, nenhuma crítica negativa. Quem jogou gostou. Vimos uma preview da arte e ficamos impressionado. A mecânica básica é descartar cartas similares para fazer os pontos suficientes para uma ou mais ações. Foi legal ver a dor no rosto de gente com a mão toda preparadinha perdendo todas as cartas por causa de cartas de efeito dos adversários.

Heka, criado sobre um tema de deuses egípcios, é um jogo totalmente original. Não vou explicar aqui para não estragar a surpresa, mas você nunca viu essa mecânica antes, muito menos as mecânicas complementares. Esse jogo ainda está no início de produção, mas o jogo principal está muito bem fechado. Discutimos alguns detalhes e ficamos impressionados com os detalhes previstos. Em especial, uma mecânica de “reformatar” o mundo realmente baseada nos mitos egípcios.

Wagner ainda falou um pouco do negócio de fazer jogos, não deixando de mostrar que tem muito gente boa na área ajudando as coisas a funcionarem.

Na foto abaixo você pode ver um grupo jogando Guerra das Pepitas (com apenas 3 minas para reduzir o tempo). As pepitas podem ser vistas no centro da mesa.

20160727_155843

Já a próxima foto deixa você ver um pouco de Heka.

20160727_155927

A ideia é que o Ludes esteja disponível para testar jogos não só da Best mas de outras empresas, ampliando cada vez mais a capacidade crítica dos testadores. No momento ainda estamos afiando a equipe, mas certamente em pouco tempo estaremos ofertando (gratuitamente) esse espaço de teste direcionado e também apoio para as empresas obterem mais informações no playtest.