O LUDES na Semana Acadêmica de Ciência da Computação da UFRRJ

O LUDES esteve presente na VII SECCIM (Semana Acadêmica de Ciência da Computação) da UFRRJ. Fiz uma apresentação sobre estética e qualidade de jogos, mostrando um pouco do enfoque acadêmico da pesquisa do LUDES, no evento que contou com a presença de alunos e professores do Instituto Multidisciplinar do Campus Nova Iguaçu.

A apresentação A Beleza do Jogar, mostrou como podemos fazer uma análise formal da estética dos jogos e criar modelos matemáticos que nos permitem avaliar aspectos de qualidade de um jogo:

Achamos alguns jogos melhores que outros. Ainda que o jogo seja o mesmo, achamos certas partidas mais atraentes que outras. Até jogadas podemos diferenciar pela sua beleza. Nesse caso, a beleza associada a um jogo não está restrita a sua aparência, ao seu visual. Jogos possuem uma beleza própria. Da mesma forma que dizemos que uma música é bonita sem vê-la, podemos dizer que um uma partida de futebol foi um belo jogo sem nos referir a sua aparência.

Você pode ter acesso aos slides da apresentação aqui

Agradecemos pelo convite, cortesia e atenção dispensada pela organização do evento, que é realizado pelos alunos. Um agradecimento especial vai para o nosso contato com a organização, o Bruno Ferreira.