Building an Ontology of Boardgame Mechanics based on the BoardGameGeek Database and the MDA Framework – Full Paper no SBGames 2017

Este paper discursa sobre a criação de uma sub-ontologia de domínio de mecânicas de boardgames. Na qual foi utilizado como base a base dade dados da boardgamegeek.com , o maior forum de boargames do mundo, utilizando de uma metodologia que se firma em domínios fortemente baseados em conhecimento comum. E foi utilizado o framework MDA para a definição do que é Mecânica e como base do entendimento de jogos.

Após uma análise detalhada das 51 mecânicas listadas na Boardgamegeek.com foi decidido para cada uma delas se eram realmente mecânicas e caso fosse seriam incluidas na ontologia através de uma relação básica ‘é-um’. Após este processo precisamos lançar mão de outras fontes para encontrar mecânicas mais gerais que melhorassem a estrutura da ontologia, criando assim o nível mais alto da ontologia.

Terminado a criação da estrutura básica da ontologia procuramos incrementá-la através de uma relação mereologica ‘parte-de’, melhorando a carga semântica da ontologia.

Após este trabalho esta sub-ontologia de dominio deve ser expandida com a procura de mais fontes de mecanicas de boardgames e a adição de novas relações mereologicas. E com isso esperamos que se torne uma ferramenta amplamente usada por criadores e estudiosos de jogos.