Play your Process – Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processo de Negócio (Defesa de Tese de Doutorado)

Tadeu Moreira de Classe defendeu, em fevereiro de 2019, sua tese de doutorado, intitulada Play your Process – Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processo de Negócio, recebendo o título de Doutor em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os orientadores foram Geraldo Xexéo, Renata Mendes de Araújo e Sean Siqueira. A banca foi composta pelos orientadores e pelos professores: Mariano Pimentel, Marcelo Fornazin, Esteban Clua e Rafel Paim Cunha Santos.

Segundo o resumo: A sociedade e as organizações enfrentam atualmente o desafio de lidar com o
mundo aberto – pessoas e organizações altamente conectada via tecnologia,
compartilhando informação constantemente para a oferta e consumo de serviços e, em
alguns casos, colaborando para promover a inovação. Esta abertura tem desafiado a
gestão dos processos em organizações. Percebe-se um entendimento de que a melhoria
dos processos organizacionais passa pela abertura destes processos ao público externo,
para que este público possa contribuir com suas experiências e sugerir inovações às
formas de prestar serviços, ou mesmo apenas para que conheçam melhor os processos.
Em particular, as organizações públicas têm sido desafiadas neste sentido, como forma
de atender às expectativas dos cidadãos e aumentar a confiança da população nas ações
do governo. Esta pesquisa explora o uso de jogos digitais como alternativa para estreitar
as relações entre cidadãos (ambiente externo) e organizações públicas no que se refere a
compreender a forma como serviços são prestados. Construir estes jogos é um desafio,
pois é preciso que as informações do processo de negócio, sua complexidade, valores e
desafios consigam ser transmitidos através do design do jogo e captadas pelo jogador.
Para isso, é apresentado o método Play Your Process (PYP), que objetiva guiar o game
designer nas etapas de design de jogos sérios baseados em processos de negócios. Os
jogos foram desenvolvidos como demonstração do método PYP e avaliados com
jogadores e game designers. O método PYP demonstrou sua capacidade ao permitir
projetar com qualidade jogos que representem processos de negócio e que sejam
compreensíveis pelos jogadores, bem como demonstrou sua utilidade para game
designers

Ou, pelo Abstract: Society and organizations are currently facing the challenge of dealing with the
open world – people and organizations highly connected through technology, constantly
sharing information on the provision of services and, in some cases, collaborating to
promote innovation. This openness has challenged organizational process management.
It is argued that the improvement of organizational processes involves opening processes
to the external public, so that this public can contribute with their experiences and suggest
service innovations, or even just to get to know the processes better. Public organizations
have also been challenged in this regard as a way to meet citizens’ expectations and
increase public confidence in government actions. This research explores the use of
digital games as an alternative to strengthen the relationship between citizens (external
environment) and public (or private) organizations in understanding how services are
provided. Building these games is a challenge because it is necessary that the business
process information in all its complexity and context, is transmitted through the game
design and captured by the player. To do this, the Play Your Process (PYP) method is
presented, which aims to guide the game designer in the design stages of what we called
business process based digital games. Games were developed as a demonstration of the
PYP method and evaluated with players and game designers. The PYP method
demonstrated its ability to designing quality games which adequately represent business
processes and are also understandable by players, as well its usefulness to game
designers.

Parabéns Doutor Tadeu!