No dia 24 de outubro de 2017 aconteceu na UNIRIO “Um dia de Jogos” como uma das atrações deste ano na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Um dia todo dedicado ao jogos e entretenimento digital, tendo foco, palestras, oficinas e muito bate-papo sobre o tema, para atrais futuros “game designers” do Rio de Janeiro.
Um dos eventos foi a Oficina de Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio, ministrada pelo Doutorando Tadeu Classe (CIBEDEM – PPGI/UNIRIO e LUDES – COPPE/UFRJ) em conjunto com o aluno de Sistemas de Informação Luis Filipe Oliveira (Bacharelado, SI/UNIRIO). O evento contou com uma grande quantidade de alunos do curso de Sistemas de Informação da UNIRIO, e interessados de outras instituições do Rio de Janeiro e Juiz de Fora.
A oficina se dividiu em dois momentos. O primeiro teve início pela proposta inusitada de Tadeu de “vamos jogar?”, no qual foram jogados os jogos “Papers Please” e “Desaparecidos”, ambos levando o jogador a pensar sobre um processo específico. Após este momento, os participantes foram convidados a refletir sobre como jogos poderiam ser úteis para representar processos reais do seu dia-a-dia. Com isso, foram apresentados temas como, o que são os jogos digitais, o projeto de jogos digitais e seus principais pilares. Além disso, modelos de processos de negócio foram explicados para os participantes. E ao final, os participantes foram convidados a realizarem um processo de mapeamento dos elementos do processo de Matrícula de Disciplina Isolada da UNIRIO, para elementos de jogos digitais de aventura.
A segunda etapa, foi realizada pelo Luis tendo como inspiração o processo de matrícula, o palestrante ensinou na oficina como fazer uma pequena fase de um jogo plataforma usando a engine Unity. O joguinho consistia em coletar os documentos necessários para a matrícula, que estavam espalhados pela fase e entregar para o responsável na secretaria.
Os participantes refletiram terem aproveitado as novas ideias da oficina, demonstrando interesse pelo tema e curiosidade.