Exame de Qualificação de Doutorado de Rafael Studart Monclar

No dia 31 de março de 2020, em plena crise do Covid-19, o agora candidato ao doutorado Rafael Studart Monclar defendeu seu exame de qualificação, com o título “SEJA – Uma Metodologia para o Ensino de Pensamento Computacional Infantil”.

A gravação da defesa está em produção.

Resumo:

No cenário brasileiro, 77% das escolas são públicas e o ensino de computação ainda está distante da realidade de nações desenvolvidas. Esta pesquisa propõe uma metodologia em educação de pensamento computacional para crianças de 5 a 10 anos de idade, o SEJA. Resultado de um trabalho em andamento iniciado três anos e meio atrás, são apresentadas definições formais do que é o pensamento computacional. Posteriormente, são incluídas limitações e problemas por questões de infraestrutura técnica e atenção por parte do público-alvo selecionado. As soluções para isso vem da computação desplugada e do estudo comportamental para estímulo de engajamento infantil. Essas, somadas a uma análise do cenário educacional, formam a base do SEJA, que possui nos professores e alunos, assim como no ambiente de ensino, suas principais variáveis. Após as avaliações do desempenho da metodologia proposta, será indicada a aplicação escolas públicas brasileiras.

Banca Examinadora:

• Geraldo Bonorino Xexéo (PESC/COPPE e DCC/IM) – Presidente da Banca

• Alexandre de  Assis Bento Lima (PESC/COPPE)

• Adriana Santarosa Vivacqua (PPGI/UFRJ)

• Carla Amor Divino Delgado (PPGI/UFRJ