Primeiro exercício prático do curso de Projeto de Jogos

Depois de ler textos, fazer resumos e jogar vídeo games, o primeiro exercício de criação do curso de Projeto de Jogos é modificar um jogo pré-existente, simples e normalmente infantil, com novas regras.

Dessa vez tivemos 3 grupos com as seguintes propostas, caracterizadas por suas principais mudanças:

1. Uma memória com “cartas de poder”  que podem ser lançadas ao logo do jogo
  2. Uma variante do xadrez sem peões e onde as peças trocam de tipo a cada rodada (usando peças de dominó para cada peço). Cada peço é composta de dois lados e andar com ela faz com que troque de lado.
  3. Um jogo de damas que começa apenas com 4 peças, porém se adiciona uma peça a cada peça comida (feedback positivo)

Esse exercício é baseado em exercícios semelhantes dados em outras universidades do mundo. como “New rules for an old game” do Eric Zimmerman e Hopscotch do Jesse Schell.

Como sempre, jogar os jogos em sala de aula é divertido e nos faz pensar em escolhas e como simular esses jogos de modo a entender o efeito global das regras no jogo.